Se é daquelas pessoas que gosta de levar o telemóvel ou tablet para a cama, para ler, ver vídeos ou consultar pela última vez do dia, o e-mail ou facebook? Leia este artigo, a qualidade do seu sono vai agradecer.

Influência da luz azul emitida pelos telemoveis e tablets na nossa qualidade de sono
Segundo um artigo, escrito por James Gallagher, no site da BBC News, dia 15 de Novembro de 2015, os Smartphones, tablets e e-readers deveriam ter um “modo dormir”, para os impedir de perturbar o sono das pessoas.
Prof. Paul Gringras, sugere que os telemóveis deveriam permitir nas suas definições, filtrar a luz azul dos mesmos, de forma a não perturbar os nossos ritmos biológicos, e nos manter acordados até tarde.
O doutor do Children’s Hospital em Londres, referiu ainda que os novos modelos têm uma imagem mais “azul e brilhante”.
Argumenta que as empresas fabricantes de novas tecnologias deveriam ser mais “ responsáveis”.
À medida que a noite chega, o nosso corpo começa a produzir melatonina, a hormona do sono, que ajuda as pessoas a conseguir adormecer, na hora de ir para a cama.
Certos comprimentos de onda de luz, como aqueles emitidos pelos smartphones (azul-esverdeado), podem perturbar o sistema.
Prof Gringras, fez parte de um estudo publicado, na revista Frontiers in Public Health, que analisa a luz emitida pelos dispositivos móveis.
O estudo concluiu que há uma forte tendência para os novos dispositivos serem maiores, mais brilhantes, com maior contraste e com maior emissão de luz azul.
O especialista pediátrico do sono, avançou ao site da BBC News, que essa luz é óptima para ser utilizada de dia, não de noite!
“Há dados que confirmam que se as pessoas evitarem utilizar os dispositivos eletrónicos à noite, podem conseguir dormir mais uma hora.”
Já existem algumas apps desenhadas para reduzir as emissões destas luzes nocivas para a qualidade do sono. Um exemplo é a app f.lux
Se já reparou efectivamente que anda a dormir pior, demora mais tempo a induzir o sono, porque não, deixar as tecnologias fora do quarto e fazer uma boa higiene de sono.
Bons sonos!
Fonte: http://www.bbc.com/news/health-34744859