No dia 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, com o objectivo de promover a Língua Gestual e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
A língua gestual é a forma de comunicação por excelência utilizada na comunicação de e com pessoas surdas. Realiza-se através de gestos, movimentos das mãos mas também outro movimentos corporais e expressões faciais.
É uma língua, e como todas as línguas tem de ser aprendida. É muito específica, tem vocabulário e gramática própria (cada ação motora representa/simboliza conceitos).
Para ajudar qualquer pessoa interessada a iniciar a sua aprendizagem, surgiu a EVLPg, uma nova plataforma de ensino à distância de Língua Gestual Portuguesa.
Projeto pensado pela Associação de Surdos do Porto em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, com o apoio do Prémio BPI Capacitar, de utilização gratuita e aberta a toda a comunidade.
Os interessados deverão registra-se na plataforma, autenticar o seu perfil e depois aceder ao conteúdo formativo.
Não precisam ter qualquer tipo de conhecimento prévio em língua gestual, o único pré-requisito é a vontade de aprender um pouco mais sobre esta língua, cultura e comunidade surda.

Módulos curso Lingual Gestual Portuguesa
O curso está organizado em 6 diferentes módulos, no primeiro, de introdução pretende-se desmistificar alguns mitos relacionados com esta língua (não linguagem) e clarificar alguns aspectos culturais e gramaticais.
No segundo, é abordado a dactilologia (gestos que representam as letras do alfabeto).
Seguem-se os numerais, saudações, apresentação e família.
Para saber mais acerca deste projecto e apoiar esta causa, Clique aqui