Conheça a história do Tiago, um menino com dificuldades de aprendizagem que encontrou uma app, mesmo à sua medida, que alia o que mais gosta, os carros, àquilo que mais precisa de treinar, a escrita.
O Tiago aos 5 anos era um miúdo confiante, popular entre os colegas, um ás a jogar à bola, sempre com uma energia inesgotável e uma boa resposta na ponta da língua.
Quando entrou para o 1º ciclo, nos primeiros meses de aulas aprendeu a ler com muito treino e dedicação de todos.
O esforço grande e talvez só possível devido à sua força de vontade, jogar futebol era a sua paixão e em campo encontrava a energia e força que precisava para levar para a escola.
No segundo ano, a leitura estava razoável, necessitava como todos os meninos da sua turma continuar a evoluir, ler com mais fluência (ritmo, velocidade e entoação).
No entanto uma nuvem teimava em não dissipar, apesar de ter uma letra bastante legível e até bonita para rapaz, em cada palavra que escrevia dava um ou mais erros.
Queria “dar cabo deles”, mas os erros escondiam-se tão bem, que eram invisíveis aos seus olhos e teimavam em levar a melhor, nos ditados, nos testes, mas também nos recados, sms, um verdadeiro aborrecimento!
Foi diagnosticado com uma Perturbação da Expressão Escrita, Perturbação Específica de Aprendizagem, de origem neurobiológica que afeta as capacidades da expressão escrita, em particular a precisão ortográfica.
Aquilo que antes designávamos por disortografia, dis” (desvio) + orto (correto) + “grafia” (escrita).
O Tiago, apesar de não ter qualquer dificuldade a pronunciar as palavras, ou na leitura, tinha:
– Dificuldades na perceção auditiva/discriminação de fonemas;
– Desatenção e baixa memória de trabalho;
– Dificuldade em adquirir e automatizar as regras e convenções ortográficas da língua portuguesa.
Era muito difícil para a professora descodificar o que escrevia, fazia erros linguísticos – percetivos, por troca, omissão, adição e inversão de sons, escrevia por exemplo “foca” em vez de “vota”, “pato” em vez de “prato”; “poreta” em vez de “porta” ou “raco” em vez de “arco”.
Confundia letras, esquecia o “h”, juntava palavras que deviam estar separadas ou separava sílabas que pertenciam à mesma palavra.
Mas o mais difícil ainda parecia ser, as regras ortográficas, esquecia-se sempre..!
O Tiago tinha de trabalhar diariamente, ler e escrever muito.
Para aumentar a sua motivação face ao treino foi sugerida a introdução do tablet na sua rotina de trabalho.
A sua aplicação favorita, foi de longe uma:
Little Big Car Factory: Spelling

Litteris Big Car Factory – app que promete viciar crianças a escrever mais palavras para fazer mais corridas
Com a app educativa, Little Big Car Factory, a escrita de palavras passou a ser um jogo, um desafio ao seu alcance.
Este jogo educativo, é um excelente exemplo de como se pode conseguir aliar a diversão às necessidades específicas da criança.
O adulto, pai ou professor cria uma lista de palavras e a app faz todo o restante trabalho.
À medida que a criança vai superando com sucesso os desafios, a app automaticamente vai aumentando o grau de dificuldade.
No final, o objetivo é conseguir que a criança consiga soletrar todas as palavras sem qualquer ajuda.
A app educativa, oferece três níveis diferentes de dificuldade para cada palavra. Tem a vantagem de se poder acrescentar as palavras que se quiser em qualquer língua e de criar perfis para diferentes jogadores para monitorizar o seu progresso.
E mais importante, que tudo, as crianças adoram!
Little Big Car Factory: Spelling Game é uma app educativa de grande qualidade, criada a pensar nas crianças que estão a dar os primeiros passos na escrita de palavras.
É uma app educativa muito intuitiva e divertida!
O tema da app são as corridas de carros, é preciso escolher o modelo, a cor, os pneus, embelezar o carro, escolher a banda sonora e no fim, ganhar uma corrida!
- Escolher carroçaria
- Pintar o carro escolhido
- Colocar pneus
- Personalizar com autocolantes
- Escolher música
- Ganhar uma corrida
No primeiro nível a app lê a palavra e a tarefa é completar as letras em falta.
No segundo nível, a criança terá que escrever a palavra, com as letras disponíveis no ecrã;

No segundo nível a criança terá que escrever a palavra ditada com as letras disponíveis
No terceiro, a criança terá que conseguir escrever a palavra sem qualquer pista, num teclado.

A criança deverá utilizar o teclado virtual para escrever a palavra pedida
Cada palavra, evolui no jogo consoante o sucesso da criança de forma independente. Sempre que passa de nível, a criança é recompensada com bandeira de “word level-up”.

Quando a criança escreve à primeira, sem erros uma palavra, passa para o nível seguinte.
E depois de conseguir escrever corretamente a palavra quatro vezes (um em cada nível e uma outra adicional no nível mais difícil), a palavra é declarada “dominada” e a criança recebe um troféu.
No final, os pais podem consultar o relatório da criança e o seu sucesso.

No final de cada jogo, são revelados os níveis de cada palavra

Os pais podem verificar a evolução da escrita através de um relatório.
É uma app educativa, que consegue encorajar as crianças a querer praticar e gostar mais de soletrar palavras.
Como se joga
A criança escolhe a carroçaria do veículo, e é encaminhada a escrever algumas palavras, depois novamente na garagem tem a oportunidade de pintar o carro da sua cor favorita. De seguida volta às palavras, para depois escolher pneus. Continua a escrever, mas não chega a ficar cansado porque relaxa enquanto personaliza o veículo com autocolantes de estilo. Por fim, escreve o último grupo de palavras, seleciona o ambiente sonoro e parte para a corrida.
Na corrida terá que apanhar as moedas, presentes, e evitar poças de água, derrames de gasóleo, afastar-se de zonas com mau piso e conseguir ganhar a corrida.
Apesar de ter ajudado o Tiago, um menino com disortografia, esta App, pode ajudar também crianças com dislexia, com dificuldades de aprendizagem, crianças com e sem perturbações do desenvolvimento.
Já experimentamos com sucesso a app também com crianças com Trissomia 21, Perturbações do espectro do Autismo, Hiperactividade com Défice de atenção…
É uma App educativa super divertida e cativante que pode ajudar qualquer criança em idade escolar, no primeiro e segundo ciclo, a melhorar escrita de palavras e a dar menos erros ortográficos.