As crianças adoram as Novas Tecnologias de Educação e Informação, parece que já nasceram a saber manusear telemóveis e tablets e aderem com muito entusiasmo ao treino de competências escolares e académicas, quando as mesmas são apresentadas em formato digital.
Mas para que essas novas tecnologias, possam desempenhar um papel importante no desenvolvimento de competências e estimularem de funções cognitivas é necessário que os pais e educadores saibam selecionar os melhores programas, saibam “descarregar” as melhores aplicações educativas e que tenham em conta algumas estratégias comportamentais.
A oferta é cada vez maior, cada vez há mais empresas a apostar no desenvolvimento de conteúdos educativos, o desafio é conseguir identificar a melhor aplicação, não só a mais indicada para as necessidades específicas da criança, mas também aquela, que a possa conseguir motivar a praticar mais, a aprender melhor, mais rápido e com mais prazer!
De uma forma geral, podemos considerar que uma aplicação educativa será aquela que responde aos valores implícitos ao bom desenvolvimento criança, respeita os conteúdos curriculares previstos para a sua idade e nível académico e se focaliza na estimulação progressiva de competências.
O valor educativo da experiência de interagir com o tablet depende tanto do conteúdo das aplicações, como da integração dessa experiência na realidade da criança.
Sendo assim, que fatores ponderar na escolha de uma app educativa?
Sugerimos a utilização de 5 critérios para o ajudar a selecionar as melhores aplicações educativas, aplicações 5 estrelas.
- Carácter Educativo dos conteúdos;
- Qualidade (design, instrução, feedback, …);
- “Engagement” (motivação do jogador);
- Segurança (direitos pessoais reservados)
- Valor Comercial (relação custo-qualidade);
Em primeiro lugar, destacamos o CARÁCTER EDUCATIVO dos conteúdos abordados na app, é importante verificar se o conteúdo, atividades propostas são adequados às competências que pretende reforçar; se tem boa fundamentação cientifica-educacional, assente em referências bibliográficas credíveis; e se o vocabulário e as estratégias utilizadas estão em linha com a população alvo e objetivos específicos trabalhados.
As apps educativas propostas pela Special iApps, são um bom exemplo.
São Apps desenvolvidas a pensar nas necessidades específicas das crianças com Trissomia 21, com a colaboração de pais, professores de educação especial e terapeutas.
Estão disponíveis tanto para dispositivos apple e android.

6 aplicações especializadas na estimulação de competências variadas em crianças com Perturbações do Desenvolvimento
Um exemplo, é a app “palavras especiais“, aplicação desenvolvida a pensar na estimulação e treino de competências de leitura, através do método global.
O segundo critério é a QUALIDADE, uma app cativante tem de “assentar que nem uma luva” na criança, nos seus interesses, nas suas necessidades, ser visualmente apelativa, apresentar bons reforços, ser personalizável.
Uma das apps que melhor espelha, estas características é a app “writing wisard“
As crianças adoram os seus efeitos visuais, as suas múltiplas possibilidades ao nível da personalização de atividades.
Os pais, sentem-se mais confiantes, por poderem oferecer uma actividade de grafomotricidade divertida, com boa adesão por parte da criança.
Os professores por poderem criar perfis individualizados para cada aluno, monitorizar a sua evolução e ainda importar e imprimir ficheiros de PDF com as palavras trabalhadas.

App que transforma notas escritas à mão em letra de imprensa
Um outro exemplo, de app, personalizável, com várias opções de utilização é a MyScript Smart Note – Handwriting notes (disponível para iPad e dispositivos android).
- caderno de notas
- folha de apontamentos
- importação das notas em vários formatos
Com esta app, é possível escrever à mão no dispositivo (tirar notas, fazer anotações) e depois converter as mesmas em documentos com letras de imprensa.

app até 100
A aplicação “até 100″, é um bom exemplo de uma aplicação de excelente qualidade e ao mesmo tempo muito divertida e cativante. Disponível na App store e na loja Google play para dispositivos Android.
O objetivo da aplicação como o nome indica é ajudar a criança a compreender e a memorizar a linha numérica até à centena. A sua grande mais-valia, é o facto de ser uma aplicação com diversas possibilidades de personalização, ter instruções claras, oferecer feedback adequado e ajudar a criança a identificar e autocorrigir o erro.
- Possibilidade de adquirir numeros de madeira para interagir com app
- Aprender números e quantidades até 100
- Definições da app
O terceiro, é o “ENGAGEMENT”, não basta pegar em conteúdos já existentes em livros e fichas e importa-los diretamente para o tablet ou computador, as crianças aderem mais, se sentirem que estão a jogar, a divertir-se.
Nesse sentido o grande desafio é conseguir que a app, se aparente o mais possível com um jogo de entretenimento, para que assim, possam ficar mais motivados e concentrados nas tarefas.
Um bom exemplo é a aplicação dos zombies, disponível para dispositivos apple na appstore e dispositivos android na Google play.
- app disponibiliza várias actividades
- Jogo para concretização de operações simples (soma)
- Jogo para treino de multiplicações
Enquanto libertam meninos da maldição dos zombies, as crianças estão a realizar operações matemáticas!
Também é importante, avaliar a SEGURANÇA, isto é, se a app educativa respeita um conjunto de normas, relacionadas com o acesso a media sociais, publicidade, compras associadas.
Uma boa app, deverá ser segura, sem distrações.
Normalmente as versões lite, são mais permeáveis a este tipo de vulnerabilidades.
Para terminar, o seu VALOR.
O valor das apps em termos gerais é mais baixo do que comparado com as mesmas versões “físicas”.
Existem aplicações que oferecem versões gratuitas, outras que permitem a realização de número limitado de atividades e outras só acessíveis mediante pagamento.
Cabe a cada utilizador perceber, dentro das suas necessidades, quais as possibilidades que melhor lhe convém.
Sendo que normalmente para a decisão, contribuem os critérios anteriormente enunciados, carácter educativo, qualidade, “engagement” e segurança.
Bons exemplos de aplicações gratuitas:
Este artigo foi escrito no seguimento da apresentação realizada dia 21 de Setembro de 2015, na reunião clínica do Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças, pelo Núcleo de investigação de Aplicações Informáticas da Rede Diferenças, por Inês Cabrita e Cátia Belém, Técnicas de Educação Especial e Reabilitação.