As aulas não tardam e muitos professores já começam a pensar, no dia das apresentações. Podem ter anos de experiência, mas nada os prepara para aquele primeiro impacto, o momento que vão ter oportunidade de conhecer a sua ou suas turmas.
Os tempos mudam, as crianças e jovens também, se antigamente se recorria a cartões de cartolina para que fosse mais fácil associar nomes às caras, hoje em dia, com as novas tecnologias e até os próprios smartphones dos alunos já é possível, fazer a diferença e assim, cativar desde o dia 1 todos os alunos.
Os alunos adoram interagir e criar com novas tecnologias, por isso com a ajuda do blog teacherswithapps.com, vamos-lhe sugerir 10 diferentes ideias para que possa ” quebrar o gelo” e enfrentar com grande estilo este desafio.

A tecnologia pode ser usada pelo professor para ter sucesso no dia da apresentação no regresso às aulas
1 – Pedir aos alunos que escolham a fotografia do Instagram que mais os caracteriza e a partir daí iniciar a sua apresentação.
2 – Sugerir que cada aluno crie um podcast de apresentação para depois ser ouvido e partilhado na aula.
No podcast o aluno grava um ficheiro em formato áudio e disponibiliza-o num “espaço” online para que possa ser posteriormente acedido e descarregado neste caso por professores e colegas.

Porque não aproveitar uma tendência em moda, os PODCAST para conhecer as novas turmas e alunos?
3 – Criar um blog para a turma e pedir a cada aluno que partilhe um post de apresentação.
4 – Sugerir aos alunos, que criem uma banda desenhada, representativa de um qualquer momento engraçado que lhes tenha acontecido na vida ou nas últimas férias de verão.
Pode experimentar esta App: HQs Pixton, disponível para iOS e dispositivos Android.

Outra ideia é dar largas à imaginação e criar uma banda desenhada, uma história representativa para apresentação
5 – Utilizar o programa PollEverywhere, que traduzido à letra significa, “podes votar onde quiseres” para colocar questões, sobre assuntos potencialmente interessantes, e assim, descobrir de forma informal quem são os alunos, o que gostam…. Isto é, perceber o que os motiva como alunos e como pessoas.
O programa utiliza SMS para recolher e analisar respostas.
O professor cria um questionário, com questões (múltipla escolha, ou resposta aberta), os alunos acedem a instruções, respondem online e os resultados podem ser partilhados e comentados no Twitter.
6 – Aproveitar as potencialidades do Google Forms, formulários do Google, para dar o primeiro passo para conhecer os seus alunos.
Com esta aplicação do Google, é possível reunir respostas a convites, fazer inquéritos online e logo em seguida, verificar os resultados, devidamente organizados numa folha de cálculo.
Com esta aplicação os alunos vão sentir-se mais motivados a responder às suas questões e o professor irá poupar imenso tempo, pois já não terá de manualmente recolher e organizar a informação recolhida.
Só mesmo experimentando poderá perceber todas as suas potencialidades.
7 – Experimentar pedir para cada aluno desenhar “cloud words”, com o seu nome, isto é associar a uma palavra, neste caso o nome, um conjunto de tags/ tópicos que o possam caracterizar.
Existem muitas aplicações gratuitas e pagantes que permitem este tipo de actividade de forma muito fácil. O resultado final é sempre espetacular e visualmente muito apelativo.

Criar jogos de palavras, com Tags com palavras relacionadas. O efeito é sempre giro e apelativo!
Se quiser experimentar esta ideia dê uma vista de olhos a esta App gratuita, Wordsalad, disponível para iOS e dispositivos Android
8 – Para professores mais curiosos e/ou mais à vontade com as novas tecnologias e programas, criar uma situação de jogo, para que em equipas, os alunos partam à descoberta de códigos QR.
Para além do espírito de equipa e companheirismo, os alunos vão poder de forma animada, descobrir regras da sala e mais sobre a própria disciplina (tudo o que o professor programar).
Se ficou entusiasmado pode experimentar esta App: Qrafter – Leitor e Gerador de Código QR e de Código de Barras, disponível para dispositivos iOS ( iPad e iPhone)

Os códigos QR podem ser “scanados” pelo smartphones e posteriormente encaminhados para páginas da web onde os alunos poderão aprender mais sobre funcionamento da escola, disciplinas, regras…
9 – Outra ideia seria solicitar aos alunos que criassem o seu próprio avatar, e que posteriormente o apresentassem aos colegas.
A aplicação Voki, pode ser utilizada para esse fim. Não se esqueça de os incentivar a ser criativos e ao mesmo tempo partilhar no Avatar um bocadinho de si.
10 – Por último, para quem gosta de arte, pode experimentar a ideia de cada aluno criar online um Graffiti e utilizá-lo posteriormente para cada aluno se poder expressar e apresentar a colegas.
A página, Graffiti Creator é uma óptima ferramenta para o fazer, pois permite aos alunos criar o seu Graffiti, editar uma palavra, uma ideia em formato Graffiti.
Peça-lhe que escrevam os seus nomes e frases significativas e transforme-os em arte.
Explore as possibilidades!
Ideias não faltam, para que entre com o pé direito no próximo ano lectivo.
No entanto, apesar de todas as opções serem fáceis de implementar, dedique algum tempo a testar e a conhecer as potencialidades e antecipar possíveis limitações das mesmas como ferramentas de apresentação na sala de aula.
O mais importante, é sentir-se como professor, seguro, optimista e com vontade de superar mais um desafio.
Vai correr bem!
Se quiser consultar o artigo original, clique aqui.