Quando o bebé nasce, ele e sua mãe são um só, com o passar dos meses, através do toque, da massagem, da experiência sensório-motora, da exploração…, o bebé começa a descobrir o seu corpo, começa a descobrir quem é.
Quanto mais diversificada for a experiencia proporcionada, maior será a sua capacidade de adaptação a novos desafios.
Os bebés são normalmente muito curiosos, rapidamente descobrem que podem brincar com as mãos, chuchar nos dedos dos pés. Adoram novas experiencias e poder mexer-se livremente sem roupa. Os pais podem e devem aproveitar momentos naturais das rotinas do bebé, para proporcionar momentos de diversão e aprendizagem.
Na muda da fralda, no banho, ao despi-lo, deixe-o brincar sem roupa, quando lhe colocar creme indique-lhe o nome das diferentes partes do corpo (cabeça, barriga, pés, mãos, pernas, braços), brinque com o espelho, cante músicas e lengalengas infantis com as diferentes partes do corpo (“eu mexo um dedo”)…
Num piscar de olhos, o bebé começa a reconhecer o seu nome, a gostar de se ver ao espelho e a apontar as diferentes partes do corpo.
Foi desenvolvida uma aplicação para ipad e android, simples, mas que pode ajudar as crianças a partir dos 18 meses a aprender o nome das diferentes partes do corpo.
A aplicação está traduzida em diversas línguas, incluindo português (sotaque brasileiro), e oferece a possibilidade dos pais poderem escolher um de quatro bebés (com diferentes tons de pele).
Na versão gratuita, temos acesso apenas à cabeça (nariz, boca, orelha, testa, cabelo, olhos, queixo, bochecha).
Mediante pagamento de 0,99€, podemos aprender as restantes partes do corpo, que inclui os pés, barriga, pescoço, ombros, joelhos, cotovelos…).
Os mais pequenos adoram bebés, e por isso, normalmente gostam muito de interagir com esta app.
Se quiser adquirir a app, clique nos links para ser direcionado para as lojas