A partir dos três anos as crianças começam a revelar grande interesse e curiosidade acerca do mundo que as rodeia, questionam constantemente pais e educadores com questões do género: “porquê?”, “como?”, “onde?”… querem saber tudo, conhecer tudo!
A grande maioria, adora animais e quer saber tudo sobre eles: como se chamam, onde vivem, o que comem…
O seu vocabulário (compreensivo e expressivo) está em constante expansão, embora muitas vezes utilizem ainda frases curtas para falar.
Começam a interessar-se por trabalhos de mesa, e aderem com muito entusiasmo, a coisas novas, divertidas, situações cómicas.
A pensar nessa faixa etária e nos desafios propostos pela sala onde estão inseridos, sugerimos algumas aplicações educativas para fomentar o desenvolvimento da linguagem, alargar e enriquecer o vocabulário e estimulara capacidade de atenção, concentração e memorização de conceitos, com a ajuda de animais!
Os tablets e smartphones nestas idades não devem ser explorados de forma autónoma pelas crianças, é importante que os pais programem o momento de interação com o tablet da mesma forma que programam a realização de qualquer outra atividade.
Devem combinar antecipadamente qual a tarefa e no final se for o caso, o prémio. Dentro do possível, manter-se fieis ao combinado e evitar, desligar a aplicação a meio do jogo ou deixar a criança fechar a aplicação para abrir outra já sua conhecida.
Praticamente todas as crianças adoram animais e vão adorar ainda mais conhecer os animais através de aplicações divertidas e interativas onde podem explorar e aprender de forma guiada e interativa.
Com estas aplicações a criança vai poder verificar que os animais apresentam características próprias e reconhecer alguns aspetos do seu modo de vida, onde habitam e o que comem.
App 1 – Animal Feeding Fun!
Aplicação educativa Gratuita, para ensinar às crianças o que comem os animais.
Oferece a possibilidade da realização de compras integradas. O total da app, com todas as categorias de animais tem um custo de 2,99€.
A versão grátis, oferece a categoria animais da quinta (vaca, ovelha, cavalo, cão, gato e sapo).
Linguagem universal, pode ser jogada por crianças de qualquer nacionalidade, terão que ser os pais a explicar os conceitos.
Para jogar a criança apenas terá de selecionar uma de três comidas possíveis. Por exemplo, o cão tem ao seu dispor: erva, um osso e peixe. Se a criança lhe der o osso, come todo contente, se errar e lhe der erva, mostra a língua e diz que não, com a cabeça.
É um delírio!
Disponível para ipad na app store
App 2 – Feed the Animal
Aplicação educativa (App) muito semelhante à anterior, a criança também deve arrastar a comida certa até ao animal.
A versão gratuita oferece cerca de 20 animais e diversas combinações de alimentos.
Clique aqui para ver o vídeo da aplicação
Aplicação disponível para dispositivos Apple como Ipad na AppStore e dispositivos andróide na loja Google Play.
DICA – Como ajudar a criança a expandir o seu lexico (vocabulário), melhorar a compreensão e expressão verbal?
Os pais podem começar por perguntar “como se chama este animal”, “o que come a vaca?” e verificar se a criança dá a resposta certa (oral ou não-verbal).
De seguida podem pedir para a criança repetir uma frase simples, do tipo (sujeito-verbo-c. direto):
“ a vaca come erva”
No caso da criança ainda não o conseguir fazer na totalidade, induzir a resposta apenas com o complemento:
“A vaca come…” e esperar que a criança o diga sem ajuda.
Posteriormente tentar expandir a frase, dando novamente o modelo
“a vaca come era fresquinha”
“a vaca come erva fresquinha do campo”
“ a vaca adora comer erva fresquinha do campo”.
Mais tarde poderá ainda, produzir frases na negativa:
“a vaca, não come moscas”
Para complementar o trabalho, porque não, no seguimento da realização das atividades no tablet combinar uma saída e visitar uma quinta pedagógica, um jardim zoológico, para que a aprendizagem dos conceitos ganhe sentido e se torne efetiva?
Bons trabalhos e bons passeios!