“Isso é muito caro, hoje não pode ser” é algo que as crianças ouvem com alguma regularidade, mas que passam verdadeiramente a compreender no terceiro período do 2º ano, quando começam a aplicar as operações aprendidas às compras com euros.
Pagar uma despesa num café, verificar se as economias são suficientes para comprar aquele jogo para a PSP tão desejado, saber quanto precisa para comprar uma dúzia de carteiras de cromos, comparar o preço das diferentes canetas da Violetta, receber a semanada e saber quanto dinheiro tem para gastar por dia … São tudo situações matemáticas e em alguns casos problemáticas!
Para as resolver a criança terá que saber selecionar a operação matemática correcta, bem como saber realizar os cálculos correspondentes, muitas vezes complicados pelos cêntimos, que implicam a realização de operações com casas decimais.
Por isso, nada melhor que ir com calma, e treinar uma coisa de cada vez, nesse sentido sugerimos, uma aplicação educativa, pensada para ajudar as crianças a:
1) conhecer e dominar as nossas moedas;
2) compreender, quais as moedas mais valiosas dignas de lugar à esquerda da vírgula (euros) e as outras (os cêntimos);
3) de forma lúdica a elaborar as primeiras operações com euros.
A app Euro math, oferece dois desafios e um prémio. O primeiro é colocar moedas no porquinho mealheiro de forma a perfazer uma quantidade pedida, o segundo é contar o dinheiro e anotar o seu total. Depois de realizar algumas actividades, a criança recebe um peixinho que é colocado no seu aquário, para se divertir pode dar-lhe de comida, limpar o vidro, acender e apagar a luz.
- Colocar moedas no mealheiro
- Contar dinheiro
A grande vantagem desta app, é que tem um design muito apelativo, um desenho muito realista e descomplicado, que faz com que as crianças se identifiquem e aceitem de bom agrado participar nas actividades.
Nas definições podemos definir o número de moedas apresentas e assim complexificar ou não os cálculos a realizar.
Esta aplicação (app) Euro Math, está disponível para dispositivos da Apple na loja AppStore, e tem um custo de 0,99€.
É uma aplicação muito intuitiva, necessita apenas que o adulto dê instrução de qual o objectivo do jogo. Se a criança errar recebe reforço e tem oportunidade de continuar a tentar até acertar na quantia certa.
Se está interessado em adquirir esta app, clique no link para ser direcionado para a loja: