Estudos mostram que crianças que comunicam através de videochamadas com os seus familiares e amigos queridos, podem melhorar muito a sua vinculação com os mesmos
As videochamadas são uma excelente oportunidade para as crianças mostrarem as suas fotos, os seus desenhos ou outros trabalhos, a familiares que estão longe.
Com as apps “marcar” uma videochamada deixou de ser um grande desafio, mas algo tão pratico como fazer uma chamada de voz.
Realizar videochamadas com familiares e amigos que vivem no estrangeiro, também poderá ser um excelente momento para as crianças praticarem uma nova língua ou praticarem uma língua pouco utilizada no país onde moram.
Por exemplo, uma criança portuguesa, a viver nos EUA, ou noutro país, poderá praticar o português com os seus familiares e amigos portugueses através de videochamadas.
Algumas app de estórias infantis, também permitem a partilha da mesma com a gravação da narração da estória por um familiar ou permitem em tempo real que a estória seja contada pelo seu familiar, com recurso a videochamada.
Apresentamos duas apps, que são excelentes para este tipo de comunicação à distância.
1 – Skype

App para comunicar através de video_chamada
Permite-nos conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar.
Com a app é possível falar entre Skype, sem limites com as chamadas de voz e as videochamadas gratuitas para todos os seus amigos e familiares.
Com a app, também fazer chamadas económicas para telemóveis e telefones fixos, para qualquer parte do mundo; partilhar as suas fotos, mensagens de vídeo…
2 – Kindoma Storytime – Read with your Kids over Video Chat

app contar uma historia com recurso a videochamada
Permite contar uma estória a um familiar ou a um amigo à distância, através de videochamada.
App muito interessante, oferece dois livros gratuitos e depois o utilizador pode escolher um conjunto de obras, categorizadas por idade, mediante o pagamento de uma mensalidade ou por unidade.
Infelizmente os livros estão todos ou em inglês ou em espanhol.
Ainda assim, como assenta no princípio que o adulto irá contar a história à criança, a questão da língua poderá não ser um problema assim tão grande.
As crianças adoram “inventar” histórias a partir de ilustrações.
Também poderá ser uma excelente forma de “treinar” leitura numa língua estrangeira.
Como é gratuita, é uma questão de experimentar e depois perceber se é compatível com as suas expectativas e necessidades.
Artigo original de Joan GanzCooney Center