
Special words app
“Palavras especiais” é uma app educativa concebida a pensar nas necessidades educativas específicas das crianças com Trissomia 21, ou crianças com outras Perturbações do Desenvolvimento caracterizadas por um bom processamento visual (crianças com outras com Défice Cognitivo, com Perturbações do Espectro do Autismo…). Está disponível para iPad e Android.
- Objetivo: estimular a compreensão e expressão linguística, aprender a ler com uma metodologia de ensino global (visual)
- Idade: a partir dos 2,5 anos
- Idioma: disponível em várias línguas, incluindo português com sotaque brasileiro, mas pode ser todo personalizado (áudio e imagens).
- Preço: 12,99€
- Disponível: na app store e play google
Descrição:
A app oferece 4 jogos de emparelhamento de imagens e palavras com dificuldade crescente:
1º fazer corresponder imagens iguais;
2º corresponder palavras iguais, sem apoio da imagem;
3º corresponder a palavra à sua imagem;
4º emparelhar uma imagem à sua legenda.
Como jogar
A app “special words”, é uma versão interativa de lotos de palavras, jogos de emparelhamento de cartões legendados.
A criança terá que arrastar o cartão apresentado ao centro do ecrã até ao seu correspondente, disposto num dos quatro cantos.
Se acertar o cartão vira e reforça o sucesso, dependendo do nível, surge a palavra escrita ou a sua imagem correspondente, se errar o cartão volta ao centro.
Por exemplo, no primeiro nível, o adulto pode começar por nomear a imagem (certificando-se que mantém o contacto ocular com a criança), realizar o seu gesto, e de seguida solicitar à criança que descubra onde está o seu igual.
Ex: “olha é uma banana, ba-na-na, (gesto da banana), onde está a banana igual? Vamos colocar a banana em cima da banana igual”
Também pode perguntar à criança, o nome do objeto, qual a sua função (para que serve).
Ex: “o que é isto? Como se chama? É uma … banana”.
A criança pode responder tentando verbalizar o nome ou através do gesto.
Esta app foi concebida para iPhone, iPad e iPod touch
Dicas educativas
Personalizar o jogo
Apesar de oferecer um leque muito variado de imagens, objetos da vida quotidiana (bola, sapato, colher, escova, copo, sumo) animais, ações, adjetivos, a grande vantagem deste jogo é poder ser todo ele personalizável consoante as necessidades e interesses particulares de cada criança.
É possível adicionar suas próprias palavras, imagens e áudio, e facilmente sincronizar perfis de jogo entre outros dispositivos móveis.
Sempre que possível utilize imagens reais, relacionadas com o dia-a-dia da criança, fotografias dos elementos da família, objetos utilizados nas suas rotinas diárias.
Tentar evitar utilizar desenhos (mais difícil de generalizar conceitos).
Comece por criar uma pequena lista de palavras, que sejam interessantes, significativas e necessárias para comunicar.
Ex: nomes de familiares (mãe, pai, manos, avós, tios), comida (sopa, pão, bolacha, iogurte), bebidas (água, leite), brinquedos (urso, boneca, carro), objetos (cama, cadeira, escova, colher, prato, copo, chaves), transportes (carro, comboio), animais (cão, gato, pato, cavalo, galo, vaca, porco, ovelha).
Progressivamente vá introduzindo novas palavras e numa fase posterior as ações.
Quando personalizar as palavras, tenha também o cuidado de acrescentar o artigo (em vez de banana, colocar “a banana”) e de manter a letra de imprensa minúscula.
Quando estiver a gravar o som, pode nomear a palavra e de seguida, repetir de forma silabada (a banana… ba-na-na); no caso dos animais e transportes poderá gravar também o som que fazem (a vaca… va-ca … muuuuu).
As palavras trabalhadas devem ser reforçadas frequentemente nos ambientes naturais da criança, e devem ser incluídas em frases funcionais ilustradas.
Para esse efeito o programador desta app, desenvolveu outra com esse fim
Special stories.
Disponível na app store(ipad) e play google (android)
Pré-requisitos do jogo
Para jogar a criança já terá de ter adquirido um conjunto de competências prévias.
Identificar objetos em cartões legendados, terá de dar e apontar a pedido.
Saber mais
Esta app, utiliza uma metodologia de ensino que privilegia o processamento visual de informação, fomenta o desenvolvimento da linguagem enquanto ensina as crianças a ler, a reconhecer globalmente palavras escritas.
Para saber mais sobre esta estratégia de ensino, pode consultar aqui o programa PALAF “aprender a ler para aprender a falar” desenhado por Luísa Cotrim e Teresa Condeço, psicólogas educacionais.