- As apps, transformam exercícios convencionais, num treino dinâmico/interactivo, divertido, as crianças ficam mais motivadas, mais atentas, mantêm-se mais tempo em actividade e isso reflecte-se ao nível do rendimento/aprendizagem.
- Algumas possibilitam a personalização de imagens, sons, o que para além de ser muito atractivo, vai ao encontro das necessidades específicas de cada criança.
- A oferta de diferentes apps, para o treino da mesma competência, significa, diferentes tipos de estratégias cognitivas – facilita a consolidação e generalização de conceitos.
- Proporcionam assistência e feedback imediato (eliminam o erro), a prática de exercícios pode ser assim mais eficiente.
- Permitem uma evolução na aprendizagem, com níveis de exigência progressivos.
- Para além destas vantagens, já se encontram disponíveis no mercado apps, que vão ao encontro de treino de competências específicas (motricidade grosseira e fina; cognição verbal e não verbal, pré-requisitos académicos, leitura, escrita, calculo, bem como autonomia da vida diária, aprendizagem por modelagem…), ou outras desenhadas a pensar em crianças com especificidades educativas (Trissomia 21, Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, Perturbações do Espectro do Autismo, Dificuldades de Aprendizagem…)